quarta-feira, 20 de junho de 2007

Google!


Melhore suas pesquisas no Google e tenha resultados mais eficientes!

Para milhões de pessoas, o Google é uma ferramenta indispensável. Do trabalho à escola, em pesquisas, procurando por filmes e cinemas, celebridades, noticiário e outras, o caminho é quase sempre o mesmo: o oráculo Google. Mas muitas pessoas perdem tempo demasiado ou não atingem o objetivo por usar palavras erradas ou desconhecer os recursos do sistema de busca. Seguem abaixo 20 dicas para melhorar a sua busca:



  1. OR: O Google normalmente procura por páginas que contenham todas as palavras digitadas no campo de busca, mas se você quiser procurar por um termo OU outro, use a sintaxe OR ou a tecla pipe “|” (sem aspas). Ex: [ casa | apartamento ] ou [ casa OR apartament ]
  2. Citações entre aspas: se você procura por uma frase exata, utilize as aspas. Ex: [ “ana carolina” letras ] exibirá páginas que contenham a palavra letras e a frase Ana Carolina.
  3. NOT: Se você procura por uma página e não quer que nela contenha certa palavra, utilize o símbolo de menos “-”. Ex: [ -apartamento casa sitio] exibirá páginas com as palavras casa e sítio, mas que não contenham a palavra apartamento.
  4. Termos similares: Use o símbolo “~” (til) para retornar palavras similares. Ex: [ ~carro exposição -carro ] retornará páginas que contenham sinônimos de “carro” + exposição, mas não as que contiverem a palavra “carro”.
  5. Wildcard - O famoso asterisco “*” pode te ajudar em uma pesquisa com termos que você esqueceu / desconhece. Ex: [ can’t * me love lyrics ] retornará uma frase com qualquer palavra entre “can’t” e “me love”.
  6. Busca avançada - sempre que esquecer esses comandos extras, a busca avançada disponibiliza-os de maneira interativa.
  7. Definições - é possível usar o google para descobrir o significado de uma palavra. Ou melhor, sites que contenham essa descrição. Ex: [ define:casa ]
  8. Calculadora - O google resolve equações de soma, subtração, multiplicação e divisão, com os caracteres +, -, * e /, respectivamente.
  9. Número intermediário - Não muito conhecido, esse recurso é muito útil. Ex: [ “melhores livros” 2002..2007 ] retornará os melhores livros entre os anos de 2002 e 2007. Note os dois pontos seguidos entre os números.
  10. Site específico - Quer buscar algum termo dentro de apenas um site? É possível, mesmo que o site não tenha mecanismo de busca próprio. Ex: [ carro site:iftk.com.br ] buscará pela palavra “carro” apenas dentro do Iftk!
  11. Backlinks: o resultado exibe apenas páginas que linkam para uma URL específica. Quer saber quem está se referenciando a uma URL de seu blog, ou mesmo ao seu site, é só usar: [ link:iftk.com.br ].
  12. Busca direcionada: O google permite pesquisa direta por blogs, livros, artigos escolares, códigos, finança, imagens, notícias, patentes, produtos e vídeos.
  13. Filmes - O google permite busca específica por filmes. Para quem reside nos EUA é possível localizar cinemas e teatros fornecendo o “CEP”. Ex: [ movie:robocop ]
  14. Música - O mesmo acima, porém com música. Ex: [ music:eagles ] retorna somente conteúdo relacionado à música.
  15. Conversor de unidade - quer transformar “yards” para metros, ou milhas para kilômetros? Ex: [ 50 yards in meters ]
  16. Tipos de números (para quem reside nos EUA): os algorítmos do Google podem reconhecer os tipos de números que você digita, como sendo identificação de veículos, número de equipamentos da Federal Communications Commission (FCC), patentes e outros. Lembrando, essa dica só vale para quem reside nos EUA.
  17. Tipo de arquivo - você pode procurar especificamente por arquivos .PDF, do Word (.DOC), Excel (.XLS), etc. Ex: [ filetype:pdf ]
  18. Local exato do termo de busca - por padrão, o Google pesquisa pelo termo digitado em todo o conteúdo dos sites indexados. Mas se você deseja, pode buscar apenas em alguns locais, como na URL (endereço) do site [ inurl:termo ], no título [ intitle:termo ], no corpo do texto [ intext: ] ou em anchor text (comumente usado para descrever um link) [ inanchor:termo ].
  19. Páginas no cache do Google - se você procura por versões de sites armazenadas nos próprios servidores do Google, pode acessá-las procurando com uma tag. Ex: [ cached:termo ]
  20. A resposta para a vida, o universo, e todas as coisas - se você procurar por esta frase, em letras minúsculas e em inglês, o Google te dará a resposta.

(Lá do Dumb little man)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário que em breve receberá resposta.

editores do blog