terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Jornal da Turma - História

"Oh, legal, vamos fazer um jornal para os colegas", e lá se vão horas e horas pesquisando, reunindo, entrevistando, escrevendo, ajustando, editando, finalizando, para só então ver aquele pequeno erro de digitação estampado gritantemente na capa. E foram tantos erros que passaram despercebidos... logo na primeira edição a ENTEVISTA com a professora Luciana foi do que mais se comentou. Aquela entevista... bem ali na segunda (e última) página daquela edição.
Duas páginas, e era isso. Reportagem, piadas, curiosidades, agenda e entrevista. Ah: e tinha ainda um glossário, para explicar as palavras assaz pitorescas e estapafúrdias. E foi assim que começou: Bruno, Eduardo, Henrique e Natanael. Pequenas e nem um pouco nítidas fotos na contracapa indicavam a turma de amigos que criara o jornal. Devíamos ter uns 10, 11 anos, já que isso foi lá em 2005, quando estávamos na 5ª série. Dia 2 de junho de 2005.
A nossa primeira entrevista foi no programa Bom Dia Cidade, da Rádio São Gabriel, com a apresentadora Luciana Carvalho no dia 13 de Julho, um pouco depois da segunda edição.
Veio a segunda, a terceira, a quarta, a quinta... e na sexta edição conseguimos finalmente ampliar o número de páginas para 4. Agora sim. Agora sim éramos um jornal de verdade, um jornal folheável. Estávamos então com dois patrocinadores e contávamos com a participação de alguns colegas. A partir desta edição o jornal se desenvolveu mais; o projeto gráfico e as matérias já eram marcantes.
Na sétima edição já começamos a inventar: um concurso cultural, com premiação. E lá vamos nós para a aula de Português, dando a simples tarefa aos colegas: criar um texto com tema livre. Em duplas, pronto. Recebemos os textos, nos reunimos, analisamos, corrigimos e selecionamos alguns que julgamos bons. Depois, durante a aula, após a primeira seleção, os colegas votaram democraticamente no melhor texto: "Amigas ou Inimigas", da dupla Hellen e Laís. As duas colegas receberam uma caixa de bombons e um caderninho. E, claro, o texto foi publicado naquela edição.
O primeiro ano de Jornal da Turma foi lembrado com um encarte especial, que (assim como aqui) contava a história do jornal até ali. A letra de "JORNAL DA TURMA" foi modificada, e foi feita uma rápida modernização. Em Novembro de 2006 o Leornardo passou a fazer parte da equipe do jornal, com suas caricaturas e comentários esportivos. Agora com cinco integrantes, as quatro páginas do jornal já estavam ficando pequenas e encartes estavam freqüentemente sendo publicados. O ano foi encerrado com um amigo-secreto na pizzaria.
Na sétima série não dormimos no ponto e publicamos a primeira edição já em março, com um "especial volta às aulas", que trazia as fotos dos primeiros dias do ano na escola. E além disso, finalmente entramos no mundo online com o site http://picasaweb.google.com.br/jornaldaturma, onde publicamos todas as fotos tiradas na escola (e é claro, quem quiser sempre poderá conferir as antigas fotos neste endereço). Em 2007 foi o ano em que o Henrique, um dos criadores do jornal, mudou-se de São Gabriel para Torres e deixou de colaborar diretamente com a publicação (agora só pela Internet).
O segundo concurso cultural do Jornal da Turma foi realizado na época da páscoa de 2007. Novamente deveria ser escrito um texto, desta vez com tema relacionado a solidariedade na Páscoa. A participação foi ampliada para todo o turno da manhã da escola, o que causou uma grande insatisfação nos nossos colegas de 7ª série, que aparentemente ficaram amedrontados com a concorrência. Provavelmente devido à revolta dos colegas, à falta de tempo (já que desta vez nenhuma aula nos foi emprestada) ou ao tema limitado; o concurso acabou, assim, não contando com uma, bem, graaande participação popular, e tudo mais... digamos que o número de participantes não chegou aos dois dígitos. Bom, azar de quem não participou, afinal o prêmio era ótimo: um delicioso ovo de páscoa Alpino® de meio quilo. O vencedor foi Daniel Andrade (que então estava na 8ª série), com o texto "Jonas e A Família Freitas".
O Blog do Jornal, criado em junho de 2007, foi um projeto a parte. Contava não apenas com complementos, mas também como um projeto paralelo ao Jornal da Turma impresso. O blog online nos permitiu organizar as atualizações na rede, melhor divulgá-las para os colegas e ainda ampliar o número de mídias, já que com o blog podíamos postar vídeos, slideshows, jogos e várias outras coisas. A média de visitas únicas era de 30 por dia, mas também tivemos picos de 647 visitas em um só dia (08/02/2008) e mais de mil visitas na semana, quando nosso post sobre as animações de Bruno Bozzeto foi publicado no "Uêba.com.br"; ou quando atingimos 420 visitas em uma semana com os posts sobre as vinhetas de fim de ano das emissoras de TV.
O espaço online também foi ótimo para mostrarmos para o mundo nosso trabalho. Em junho de 2007 fomos assunto de um post do blog "inovavox.com", que é escrito por Sampson Moreira, um cearense do Crato. No post ele falou mais sobre seus antigos projetos de infância e deu um incentivo a todos, dizendo que isso é importante para o aprendizado. Confira em http://tinyurl.com/inovavox-incentivo.
Em Julho de 2007 demos uma entrevista para o Jornal da Cidade. Bruno, Eduardo e Natanael visitaram a redação do jornal no dia 18 e falaram sobre como funciona o jornal. Na mesma época fomos convidados pela professora Samara para apresentarmos uma "palestra" para a 3ª série da escola. Explicamos tudo para eles, o que despertou muita curiosidade e vontade de fazer o próprio jornal.
Em 2008 a primeira edição foi exclusivamente sobre o Ano Centenário da Escola. A edição trazia história, eventos, símbolos e várias informações sobre a nossa escola. Pela primeira vez o jornal foi distribuído para todo o turno da manhã (e não só para nossa turma).
A edição número 21 foi publicada só em Julho, com um gigantesco atraso. Depois disso, resolvemos fazer as reportagens em vídeo: o TeleJornal da Turma. Como, infelizmente, nenhuma emissora quis nos contratar, fomos obrigados a postar o vídeo apenas no YouTube, mesmo. A primeira edição do TeleJornal foi sobre o desfile de 7 de Setembro e contou com a participação da Irmã Célia (diretora), que falou com a gente. O vídeo, que pode ser conferido em http://tinyurl.com/telejornal1, foi visualizado mais de 270 vezes.
A última edição do Jornal da Turma foi distribuída dia 23 de Dezembro de 2008, durante a formatura mesmo, e marcou o fim da história do nosso Jornal da Turma. Então foi isso. Terminou assim algo que começou como uma brincadeira e deu no que deu: foi uma grande experiência para todos nós. E quem sabe um dia não vamos trabalhar em um grande jornal?
Hmm... pois é.
Ei, espera aí! Nós já trabalhamos em um grande jornal! Este é o nosso grande jornal! É o nosso Jornal da Turma! O jornal escolar com mais de quatro anos, vinte e duas edições, reportagens em vídeo, um blog como projeto paralelo, patrocinadores, algumas entrevistas concedidas e aparições em jornais e blogs!
É isso. Profissionalismo amador.

domingo, 21 de dezembro de 2008

-= ARQUIVO =-

Depois de inúmeros pedidos, finalmente o arquivo completo do Jornal da Turma poderá ser conferido online! Viva!



http://picasaweb.google.com/arquivo.jornaldaturma

Fotos dos Últimos Dias de Aula

Últimos Dias de Aula

editores do blog